Distrito 4640 participa de entrevista virtual sobre o programa “Empoderamento de Meninas”

Como forma de divulgar os trabalhos realizados pelo Rotary, na última segunda-feira (16), a Coordenação Regional da Imagem Pública Região 31, sob mediação de Gesner Dias Junior, foi realizada uma entrevista sobre o programa “Empoderamento de Meninas”.

Os entrevistados foram a Governadora 2019/2020 e Coordenadora do programa para a zona 23-A, Anaides Pimentel Orth Silva, o atual Governador do Rotary Distrito 4640, Sérgio Baseggio, e a Governadora 2018/2019 e Coordenadora Assistente do Rotary Distrito 4640, Sônia Taube Linero, que falaram sobre o programa e o que vem sendo feito no Distrito 4640.

A entrevista, que está disponível no Instagram do Rotary Região 31 (@rpic31), foi de muita informação. Para Gesner, “foi um momento muito marcante para todos nós, dar essa atenção, ainda mais que estamos vivendo em um momento que estamos falando de diversidade, equidade e inclusão”.

O programa “Empoderamento de Meninas” busca a igualdade como um direito fundamental e necessário para um mundo pacífico, próspero e sustentável, ainda que meninas e mulheres em todo o mundo enfrentam desigualdades em áreas como saúde, educação, mercado de trabalho e pela violência de gênero. A divisão do empoderamento está por zonas e são três no Brasil, a que compreende o Distrito 4640 é a 23-A, sob a coordenação da Governadora Anaides Orth.

Segundo Sônia Taube Linero, é um assunto tão rico e nobre. O Rotary tem voz, tem credibilidade, espero que este seja o início de um trabalho lindo que poderemos desenvolver com os clubes sempre visando fazer mais projetos que promovam  maior acesso à educação, melhorias nos cuidados com a saúde, mais emprego e igualdade a meninas e mulheres em todas as esferas da vida. Segundo o nosso Presidente, Shekhar Mehta, as meninas são as líderes de amanhã, e é nosso dever ajudá-las a moldar o seu futuro”.

Para Sérgio Baseggio, “estamos reforçando projeto e programas como o ‘Empoderamento de Meninas’. Cada vez mais, companheiras de Rotary estão fazendo parte desse programa, isso fará uma diferença enorme. Teremos nos próximos meses muitas ações sobre esse tema”.

Empoderar meninas significa apoiá-las para garantir que suas necessidades básicas sejam atendidas, além de trabalhar para transformar as estruturas e instituições que reforçam e perpetuam a discriminação e desigualdade de gênero. O programa busca ajudas as meninas a desenvolverem autoconfiança, serem vozes e serem ouvidas.

 

Projetos realizados

E o Distrito 4640 já está fazendo a seu papel. Dois projetos ganham destaque no empoderamento, um deles é uma cartilha no qual consta informações que auxiliam às meninas e mulheres a terem informações a respeito de seus direitos, que é um projeto do Rotary Club de Pato Branco Guarani, pela companheira Raquel Iagnecz.

E o outro projeto, de nome “Faça Bonito”, com ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18 de Maio), foi realizado pela companheira Roberta Nascimento, do Rotary Club de Medianeira Rio Alegria, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), de Medianeira.

Localizar site dos clubes