Entrar em campo vai além da disputa pela vitória, é também uma oportunidade de levar informação e envolver a comunidade em ações que impactam a saúde de todos. Antes da partida entre ACEL e Pato Branco, realizada na noite de quarta-feira (15), no Ginásio Dionisto Debona, os jogadores de Chopinzinho, acompanhados de crianças, entraram em quadra carregando uma faixa com a mensagem “Elimine a Pólio Agora”.
A ação faz parte da campanha “Juntos Fazemos a Diferença”, que reforça a importância da vacinação e do combate à poliomielite.
“Unimos forças na vacinação contra a poliomielite. A parceria aconteceu pelo reconhecimento de que o esporte e os atletas têm grande poder de influência, inspirando famílias e, em especial, as crianças”, destacou a presidente do Rotary Club de Chopinzinho-Iguaçu, Maria Lurdes Martinichen.
A iniciativa uniu esporte e conscientização, mostrando que proteger a saúde é um jogo coletivo. A campanha é uma parceria entre o Rotary Club de Chopinzinho-Iguaçu, a ACEL e a Secretaria Municipal de Saúde de Chopinzinho.
“Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância da vacinação e reforçar que a erradicação da pólio é possível quando todos fazem sua parte”, completou Maria Lurdes.
O que é a pólio?
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar paralisia permanente e até a morte. Transmitida por contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas, ela afeta principalmente crianças. O Brasil está livre da pólio desde 1989, mas a vacinação continua essencial para evitar o retorno do vírus.
O Rotary Internacional tem papel fundamental nessa luta, sendo um dos principais parceiros da Organização Mundial da Saúde na campanha global para erradicar a pólio, mobilizando recursos e promovendo ações de conscientização e vacinação em todo o mundo.