O Presidente Luiz Ernesto Rosa, acompanhado de alguns companheiros do Rotary Club de Barracão, participou de uma importante reunião na sede do CIF (Consórcio Intermunicipal da Fronteira), que congrega os municípios de Dionísio Cerqueira-SC, Barracão-PR e Bom Jesus do Sul-PR. Nesta reunião, estiveram presentes os prefeitos, Thyago Gnoatto, de Dionísio Cerqueira, Jorge Santin, de Barracão, e Hélio Surdi, de Bom Jesus do Sul, bem como os secretários de saúde dos três municípios.
O principal assunto discutido na Reunião foi sobre o Projeto do Rotary Club de Barracão para a implantação de um Banco de Sangue permanente no Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, visando atender os três municípios da nossa Tri-fronteira.
Com a implantação do Banco de Sangue na nossa cidade, várias vítimas de traumas que por ventura precisem de transfusão de sangue, poderão ser atendidas com mais brevidade, haja visto que o profissional da saúde não terá mais que aguardar o material vir de outro município ou, até mesmo, deslocar o paciente a outra unidade de tratamento em um município que disponha de um banco de sangue.
Com a implantação desse banco de sangue no hospital de Dionísio Cerqueira, as chances de sobrevida das vítimas de acidentes e traumas diversos que dependem de uma transfusão serão maiores. De acordo com o Dr R Adams Cowley (1960), o paciente que receber tratamento definitivo em um período de tempo que gira em torno de uma hora (varia de acordo com o tipo e gravidade do trauma), terá suas chances de sobrevida aumentados consideravelmente. Um estudo realizado na Russia com 700 óbitos, verificou que nos casos de traumas graves, a perda de sangue maciça é responsável por 36% das mortes.
Ou seja, se não tivermos que aguardar pela chegada do sangue ou pelo deslocamento do paciente de Dionísio até outro local, garantiremos o cumprimento desse conceito que por muito tempo foi conhecido como “HORA DE OURO DO TRAUMA” e estaremos elevando as chances de sobrevida das eventuais vítimas de trauma da nossa região.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO E PARCERIA COM O CIF
Para desenvolvimento e implantação do projeto, o Rotary Club Já realizou, através do repasse de subsídios Distritais do Distrito 4640, a compra de uma parte dos equipamentos que fazem parte do banco de Sangue.
Como este é um projeto de porte grande, o Rotary Club apresentou aos dirigentes municipais, que fazem parte do CIF, um convite para que somassem esforços na implantação deste banco de sangue, convite que foi prontamente aceito e que, agora em conjunto, poderá ser integralmente implantado visando beneficiar todos os munícipes da nossa Tri-Fronteira.
Responsável pela matéria: diretor de imagem pública
ROTARY EM PARCERIA COM O CIF - (Consórcio Intermunicipal da Fronteira)
PROJETO – BANCO DE SANGUE
TRI - FRONTEIRA - DIONISIO CERQUEIRA - BARRACAO
2021
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios