Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
O general de Exército João Francisco Ferreira, nascido em 1949, em Santa Maria (RS), incorporou ao Exército no ano de 1966. É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, onde se formou como oficial de Infantaria em 1972.
Entre as diversas funções na carreira, destacam-se:
- Integrante da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, onde atuou como instrutor de paraquedismo;- Comandante do Oitavo Batalhão de Infantaria Motorizado, em Santa Cruz do Sul (RS);- Adido Militar na Embaixada do Brasil, no México;- Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Pelotas (RS);- Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro;- Vice-chefe do Estado-Maior de Defesa, do Ministério da Defesa;- Comandante da 6ª Região Militar, em Salvador (BA); e- Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande (MS).
ItaipuA empresa gera por ano mais de 75 milhões de Megawatts/hora de energia elétrica, valor que corresponde a mais de 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.
O governador do Distrito 4640 do Rotary Internacional, Sergio Baseggio, esteve em Marechal Cândido Rondon, nesta semana, juntamente com a esposa Marta, cumprindo agenda oficial de visitas aos clubes de Rotarys do município, conforme acontece anualmente.
O circuito marca o retorno das visitas presenciais, que já não ocorriam há um ano e meio por conta da pandemia de Covid-19.
“Fomos muito bem recebidos. Vemos muita motivação e a família rotária bem sintonizada e atuante”, declarou Baseggio durante visita ao O Presente, na terça-feira (26).
Marechal Rondon conta com quatro clubes do Rotary: Beira Lago, Marechal, Guarani e 25 de Julho, além do Interact, Rotaract, Rotakids e Associação de Senhoras de Rotarianos.
Projetos enaltecidos
Na oportunidade, o governador do Distrito 4640 enalteceu os projetos realizados pelos Rotarys localmente, como o que viabilizou o repasse de um raio X à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele também elogiou o apoio que três dos quatro clubes têm dado à Casa de Maria, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, ofertando subsídios distritais como contribuição para a realização de oficinas de música (Rotary Beira Lago), aulas de informática (Rotary Marechal) e aulas de judô (Rotary Guarani).
Adaptação à pandemia
Com o advento da pandemia, os encontros da família rotária tiveram que ser mudados e moldados diante do cenário de medidas restritivas. Na opinião de Baseggio, a migração para os encontros virtuais trouxe apenas benefícios. “Aprendemos que o que não podemos modificar, podemos reinventar. As reuniões on-line foram mais benéficas e funcionais para os nossos treinamentos. Antes, por exemplo, tinha vezes que viajávamos um dia para um treinamento de meio período. A virtualidade nos aproximou, de certa forma, trocando informações e experiências maravilhosas através da tela. Foi algo que a pandemia nos impôs, antecipando uma tendência inevitável no futuro”, considera.
Segundo ele, os encontros on-line possibilitaram reuniões com governadores de Portugal e treinamento com os 31 governadores do Brasil. “Também assistimos à cerimônia de posse em Lisboa e a história do Rotary na Capital portuguesa”, conta.
O rotariano diz que anteriormente o encontro de governadores era realizado apenas duas vezes por ano por meio do Instituto Rotary. “Já este ano foram quase 70 encontros justamente por causa da aproximação que a tecnologia nos trouxe”, enfatiza.
Perdas
Baseggio lamenta a perda de companheiros rotarianos para a Covid-19. “Foram quase 60 membros só no nosso Distrito, incluindo gente jovem, além do nosso presidente do Rotary e sua esposa”, menciona.
Chapéu: marca da gestão
Uma das marcas da gestão de Bassegio como governador do Distrito 4640 que está chamando a atenção é o icônico chapéu que ele distribui para os rotarianos em todas as cidades que visita. “Abaixo do chapéu, carrego alegrias e tristezas, mas significa que, acima de nós, existe alguém superior, que guia nossos pensamentos, que acalenta nossos sentimentos e abençoa nossos projetos. Isso significa um ser maior”, afirma.
O chapéu foi uma parceria com a Cresol. “Foram investidos cerca de R$ 100 mil em 4,5 mil chapéus. Todos os clubes dos Distritos foram agraciados. É uma parceria já firmada também para o ano que vem”, relata
Visita do presidente do internacional
Ao se referir ao lema “Servir para transformar vidas”, Bassegio avalia que o Distrito 4640 segue firme neste propósito. “Estamos indo muito bem neste sentido. Nosso presidente internacional, Shekhar Mehta, destaca que precisamos fazer em 17 meses o que o Rotary não conseguiu fazer em 17 anos, que é criar um pacto, fazer algo diferente para atrair mais pessoas, chamar atenção para aumentar os quadros associativos”, expôs.
Em fevereiro de 2022, o presidente do Rotary Internacional, Shekhar Mehta, da Índia, fará uma visita a cinco países da América Latina, incluindo o Brasil. Ele vai aterrissar em Foz do Iguaçu e, de acordo com Bassegio, a expectativa é a melhor possível. “O presidente internacional vai conhecer o projeto de Empoderamento de Meninas, realizado pelos clubes de Foz, que tem o intuito de chamar atenção acerca da brutalidade e violência contra mulheres e meninas. Foz do Iguaçu está preparando uma festa enorme e isso também aumenta a autoestima dos nossos clubes”, opina.
Pólio
O govenador distrital ressaltou ainda, durante a visita, o trabalho do Rotary para erradicar a poliomielite. Segundo ele, o clube trabalha há mais de 35 anos com o intuito de livrar o mundo desta doença. “É uma ação contínua. Este ano tivemos dois casos de pólio, no Afeganistão e Paquistão. Se parássemos de trabalhar no combate a esta doença hoje, dentro de dez anos a poliomielite poderia paralisar até 200 mil crianças por ano. Estamos engajados em salvar vidas e lutar pela vacinação”, evidencia.
Dia da família rotária
Durante a visita do governador do Distrito 4640 a Marechal Rondon, uma comitiva de rotarianos visitou o prefeito Marcio Rauber, ocasião em que ele sancionou a lei que institui o Dia Municipal da Família Rotária, a ser comemorado anualmente em 23 de fevereiro, mesma data em que é comemorado o Dia Mundial do Rotary. O projeto de lei foi de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Moacir Froehlich e aprovado na Câmara de Vereadores.
Baseggio enfatizou que Marechal Rondon é um município especial, pelo qual tem muito carinho. “Marechal Rondon e a sua população possuem uma energia muito positiva. Gosto muito de visitar a cidade. Os Rotarys também realizam ações de destaque. Como salientei na reunião que tive com os clubes, todos são servos úteis, acima do previsível. Agradeço à administração municipal, vereadores e integrantes dos Rotarys por este momento”, declarou.
(Créditos da matéria: O Presente)
No dia 11 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Menina. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a População, o Unfpa, estima-se que 16 milhões de meninas entre 15 e 19 anos dão à luz a cada ano. No Brasil, a UNICEF detalha que 1 a cada 4 mulheres faltou à aula por não poder comprar absorvente e pelo menos quatro meninas de até 13 anos são estupradas a cada hora.
Diante dessa realidade, são necessários esforços para uma transformação mais eficaz. O Rotary International tem como uma de suas metas o “Empoderamento de Meninas”. O programa foi proposto pelo atual Presidente Shekar Mehta e visa reduzir a desvantagem quanto as oportunidades entre os gêneros.
Sonia Taube Linero, Governadora do Distrito 4640, na gestão 2018-19, e Embaixadora Assistente do Programa de Empoderamento de Meninas, aponta que o objetivo do programa é entusiasmar os clubes: “entre os diversos desafios enfrentados pelas meninas, foram elencados, para atuação nos Clubes de Rotary, Rotaract e Interact, a falta de acesso à educação, casamento infantil, abuso e exploração sexual e a falta de informações sobre a saúde básica”.
A governadora lembra dos esforços de todos na luta da igualdade e redução de violência contra meninas: “temos vários clubes fazendo ações, como palestras, seminários, arrecadações de absorventes higiênicos. Em Foz do Iguaçu há um projeto em uma favela com meninas que ficam gravidas. Há, também, o programa ‘FAÇA BONITO, do Rotary Rio Alegria de Medianeira, voltada ao combate a pedofilia e ao abuso sexual, e a ‘Cartilha Afetiva’, do Rotary Clube de Pato Branco - Guarani, que conscientiza sobre todos os tipos de violência nos relacionamentos afetivos”.
As ações reforçam o compromisso dos clubes de Rotary em desenvolver parcerias com o poder público e ONGS. Um exemplo de parceria é a que a Zona 23-A de Empoderamento está fazendo com a FIEP do Paraná, onde serão feitos dois projetos pilotos, a partir de meados de janeiro, um em Curitiba e outro em Foz do Iguaçu. Por meio deles, 40 meninas de cada cidade participarão do projeto LENDO VIDAS, que trata do empoderamento e igualdade de gênero, segurança, dignidade humana, incluindo saúde, educação e nutrição. “Nós estamos em Rotary para servir e transformar vidas. Uma citação da Malala, que defende a educação para meninas, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”, ressalta Sonia.
O governador do distrito 4640 para a gestão 2021/2022, Sergio Baseggio, está em Marechal Cândido Rondon desenvolvendo uma agenda de visitas e de compromissos relacionados aos clubes. O objetivo é manter contato direto com os companheiros de trabalho e levar o apoio da governadoria.
Na manhã desta terça-feira (2), o governador e sua esposa Marta Baseggio estiveram em um café da manhã que reuniu autoridades e representantes do Sicredi, Sicoob e Cresol. O momento serviu como oportunidade de firmar parcerias.
Outro encontro importante foi marcado pela presença do prefeito de Marechal Cândido Rondon Márcio Rauber e demais autoridades municipais. Na sala de reuniões do gabinete da prefeitura, juntamente com uma comitiva de rotarianos, eles trataram de diversos assuntos, entre eles os trabalhos desenvolvidos pelos clubes de Rotary de Marechal Rondon. O ponto de destaque foi a sanção da Lei nº 5.280, de 25 de outubro de 2021. Nela, o prefeito Marcio institui o Dia Municipal da Família Rotária no âmbito de Marechal Cândido Rondon, a ser comemorado anualmente em 23 de fevereiro. O projeto de lei foi de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Moacir Froehlich e aprovado na Câmara de Vereadores. A data foi escolhida em virtude de no dia 23 de fevereiro comemorar-se o Dia Mundial do Rotary.
A presença do governador Sergio Baseggio carrega a missão de entusiasmar os rotarianos para um bom desenvolvimento de seus trabalhos, alinhados com os projetos da governadoria do Distrito 4640.
EMPODERAMENTO DE MENINAS
PROJETO: MOBILIDADE PARA TODOS
ENTREGA DE JARDIM SENSORIAL
BANCO DE LEITE HUMANO DE CASCAVEL
BAZAR BENEFICIENTE
MOMENTOS DOS CLUBES
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.